Links da semana

Nesta semana, a revista Time colocou Jonathan Franzen em sua capa. A notícia atraiu ainda mais atenção que o normal por ele ser o primeiro escritor a receber tal exposição em uma década. Você pode ler mais sobre Jonathan Franzen no blog Casmurros, enquanto a revista The Millions fala sobre os outros autores que já apareceram em capas da Time. A Companhia lançará Freedom, de Franzen, em 2011.

Para quem não pôde ir à Bienal do Livro de São Paulo para assistir as mesas redondas, a organização está colocando vídeos dos encontros no seu canal do YouTube. Falando na Bienal, se você nos enviar uma foto sua com o pinguim ou a geladeira dos Clássicos que estão lá (e também em algumas outras lojas), você concorre a um kit do selo Penguin-Companhia das Letras. Aliás, os editores André Conti e Matinas Suzuki deram uma entrevista ao Cultura News sobre a nossa parceria com a Penguin.

A Unisinos abriu as inscrições para seu curso à distância sobre a trajetória do livro e da edição.

O Rafael, do blog O Espanador, falou sobre Ficção, quadrinho de oito páginas de Gabriel Bá que a Companhia distribuiu em Paraty. Amanhã tanto Bá quanto os escritores que aparecem na história estarão na Mercearia São Pedro com as cópias restantes do impresso.

Em novembro a Companhia lança um álbum de tiras de Rafael Sica, e você pode conferir o trabalho do artista em seu site. O Mauro, do O Bule, resenhou a graphic novel Cachalote, e avisa que vai sortear o exemplar no blog.

Uma adaptação de Dois irmãos, do escritor brasileiro Milton Hatoum, estreará como minissérie da Globo em setembro. Sérgio Rodrigues, do Todoprosa, fala sobre um gráfico interativo que mostra as relações de amizade e influência entre escritores como Ian McEwan e J.G. Ballard.

A editora Lilia Moritz Schwarcz conversou com o historiador Robert Darnton sobre o racismo e a identidade nacional no Brasil, e o texto foi publicado no New York Review of Books.

O remake americano de Os homens que não amavam as mulheres encontrou sua protagonista: Rooney Mara, que já havia trabalhado com o diretor David Fincher, interpretará Lisbeth Salander. No Guia de Leitura, o Ricardo resenhou a trilogia O tempo e o vento, de Erico Verissimo.

Geekosystem mostra como são as telas do Kindle e do iPad sob um microscópio, e um estudo indica que pop-ups não são tão educativos quanto livros infantis normais.

A Taize resenhou Haroun e o mar de histórias, de Salman Rushdie, no blog Ambrosia. O Felippe, do Meia Palavra, leu Liquidação, de Imre Kertézs, e a Amanda, do The Sun Sets, fala de Toni Morrison e, mais especificamente, de seu livro Compaixão.

John Boyne, o autor de O menino do pijama listrado, veio ao Brasil para lançar O Palácio de Inverno, e está escrevendo em seu blog sobre a viagem.

O site Postertext tem pôsteres muito bonitos que usam o texto de um livro para formar uma imagem relacionada à trama. E, para terminar,  veja a história em quadrinhos que Joe Sacco fez para o New York Times sobre os problemas que um cachorro pode trazer a um quadrinista. Notas sobre Gaza, que ganhou um prêmio Eisner este ano, será publicado pela Companhia em setembro.

6 Comentários

  1. Fernanda disse:

    Oi!
    Não resenhei, mas comentei Haroun e o mar de histórias no meu blog, já faz um tempinho! Se quiserem ler… :-)

    http://www.oslivrosdaestante.blogspot.com

  2. admin disse:

    Ana Paula, você pode mandar indicações pelo email blog@companhiadasletras.com.br

  3. Não sei se vocês lêem o Universo HQ, mas eles tem a melhor resenha sobre Cachalote – http://universohq.com/quadrinhos/2010/review_Cachalote.cfm

  4. Ana Paula disse:

    como faz para enviar conteúdos para o blog?

  5. […] This post was mentioned on Twitter by Amanda Zampieri, Amanda Zampieri, Diana Passy, Taize Odelli, Carlos Zanettini and others. Carlos Zanettini said: RT @thesunrises: what da…? oh! apareci no blog da @cialetras http://tinyurl.com/293w6sm :) bello! […]

  6. Quanta coisa boa! E logo vou correr pr’uma livraria tirar uma bela foto com o pinguim!

Deixe seu comentário...





*