A Companhia das Letras responde – parte 3

Hoje temos dois vídeos. No primeiro, Lucila, Julia, Vanessa e Otávio explicam o dia a dia do trabalho de edição e falam sobre a avaliação de manuscritos.

No segundo vídeo, Marta e Matinas falam sobre Daniel Galera, Lygia Fagundes Telles e jornalismo literário.

Por causa do número de perguntas que recebemos, as respostas acabaram se tornando uma série mais longa do que o previsto. Teremos um post final de respostas na próxima quarta-feira, e por causa disso a coluna Imprima-se, de Luiz Schwarcz, retorna apenas na próxima quinta-feira.

Muitas pessoas pediram informações sobre envio de currículos e manuscritos. Instruções para envio de currículo e portfólio estão na nossa página de contato. No momento a Companhia das Letras não está recebendo originais para análise — voltaremos a aceitá-los em março —, mas as instruções são as seguintes:

A avaliação leva em conta diversos critérios. O de maior peso, evidentemente, é o da qualidade do texto, mas outras coisas são consideradas e podem tornar-se decisivas para a aprovação ou a recusa de um livro.

Para que um original seja avaliado, é preciso que ele se coadune a alguma das vertentes editoriais desenvolvidas pela Companhia das Letras. Por exemplo, não publicamos livros de auto-ajuda, gestão empresarial, marketing, esoterismo, ficção científica, espiritualismo, tese e dissertações. Paradidáticos e guias de turismo tampouco estão presentes em nosso catálogo. Livros de poemas não serão aceitos para análise. Para conhecer as áreas em que a Companhia das Letras atua, recomendamos uma consulta ao nosso catálogo, disponível no site.

Para submeter um original, o autor deve enviar, pelo correio, uma cópia impressa da obra para nosso Departamento Editorial. Obras enviadas em versão eletrônica (disquete, e-mail ou indicação de sites) não serão avaliadas. É importante lembrar que a editora não confirma o recebimento de originais — nem pelo correio nem por telefone. Os autores que submeterem suas obras dessa maneira receberão uma resposta pelo correio num prazo médio de quatro meses.

Assista aos outros vídeos do “A Companhia das Letras responde”:

Parte 1: Maria Emilia, Thyago, André e Ana Paula respondem questões sobre processo de edição, Jorge Amado, tradução e aquisição de direitos autorais estrangeiros.

Parte 2: Júlia, Ana Maria e Helen explicam o processo de edição e produção dos livros infantis e juvenis.