Links da semana

Nosso andar passou por uma reforma durante o feriado e ainda estamos reorganizando tudo, então os Links da Semana serão mais breves que o normal.

Pedro Franz fez um belo texto sobre os motivos que o levam a fazer quadrinhos.

Eliane Brum, da revista Época, falou sobre a amizade de Aracy Guimarães Rosa (viúva do escritor João Guimarães Rosa) e Margarethe Bertel Levy, duas mulheres indomáveis que faleceram recentemente, aos 102 anos de idade.

No Meia Palavra, o Felippe resenhou Uma certa paz, de Amós Oz, a Ingrid comentou A sangue frio, de Truman Capote, o Palazo falou sobre O sol de Breda, de Arturo Pérez-Reverte, e a Kika leu O visconde partido ao meio.

Aliás, Tiago Guilherme Pinheiro, um dos membros do Meia Palavra, dará um curso aberto sobre Roberto Bolaño na USP entre maio e junho.

A Flavorwire fez uma lista com os 10 casais mais poderosos do meio literário. Paul Auster e Siri Hustvedt estão lá, assim como David Foster Wallace e Mary Karr.

O site IdeaFixa está sorteando um exemplar de Ordinário, de Rafael Sica, pelo Twitter. Guss de Lucca, do iG, falou com o autor e com o editor da Quadrinhos na Cia., André Conti, sobre o livro.

O Fernando, do Amálgama, resenhou O triunfo da música, de Tim Blanning. A Mi, do blog Bibliophile, falou sobre Os vendilhões do Templo, de Moacyr Scliar.

O autor Ian Rankin respondeu algumas perguntas sobre o uso que ele faz do Twitter, e a editora francesa Gallimard completa 100 anos.

A Revista da Cultura fez uma boa matéria sobre Joe Sacco e o jornalismo em quadrinhos.

Caetano Vilela escreveu no Estadão sobre a adaptação de obras literárias para o teatro.

A Copa de Literatura Brasileira continua, e você já pode conferir as resenhas do jogo entre O filho da mãeSe eu fechar os olhos agora. O Tournament of Books, campeonato americano que inspirou a Copa de Literatura, começou sua rodada 2011 esta semana.

O precioso acervo que pertencia ao bibliófilo José Mindlin, falecido no ano passado, será transferido para a USP. O prédio que armazenará a Biblioteca Guita e José Mindlin já tem data para abrir: 25 de janeiro de 2012.