“As esganadas”, novo livro de Jô Soares

No dia 22 de outubro chega às livrarias As esganadas, novo romance policial de Jô Soares. A história se passa no Rio de Janeiro, na década de 30, e acompanha os crimes um serial killer de gordinhas.

Noite de autógrafos com Jô Soares
Quarta-feira, 26 de outubro, às 18h
Livraria Cultura – Conjunto Nacional
Loja Companhia das Letras por Livraria Cultura
Av. Paulista, 2073
São Paulo / SP

Veja abaixo a capa (feita por Victor Burton e Angelo Allevato Bottino) e um texto de Luís Fernando Verissimo sobre o livro, que já está em pré-venda.

Como ator e comediante, o Jô é um grande fazedor de tipos. Sabe como poucos construir um personagem, defini-lo com um detalhe e dar-lhe vida com graça e inteligência. Como autor, essa sua maestria se expande: os tipos são postos no mundo e, mais do que no mundo, numa trama — e o seu criador (eu quase escrevi Criador, pois não deixa de ser um trabalho de deus) se solta. Toda a ficção do Jô é feita de grandes personagens envolvidos em grandes tramas.

Os tipos e a trama deste livro são especialmente engenhosos e através deles o autor nos dá um retrato saboroso do Rio de Janeiro no fim dos anos 1930 e começo do Estado Novo — o Rio das vedetes que davam e dos políticos que tomavam, das estrelas do rádio e das corridas de “baratinhas”. E nesse mundo em ebulição chega uma figura portuguesa, saída de um poema do Fernando Pessoa, para elucidar o estranho e terrível caso das gordas desaparecidas que…

Mas não vou revelar mais nada. Um dos prazeres da literatura policial é ir acompanhando o desvendar de uma trama, levados de revelação a revelação por alguém com a fórmula exata para nos enlevar — e enredar. No caso do Jô, quem nos guia é um autor que já provou seu domínio do gênero, e que aqui se supera na perfeita dosagem de invenção, humor e erudição que nos prende desde a primeira página, desde a epígrafe.

Prepare-se para ser enlevado e enredado, portanto. E prepare-se para outras sensações. Só posso dizer que a trama deixará você, ao mesmo tempo, horrorizado e com fome. E que depois da sua leitura os Pastéis de Santa Clara jamais significarão o mesmo.

Luís Fernando Verissimo

15 Comentários

  1. Giovania disse:

    O início e o tema tinham tudo para ser um livro intrigante e envolvente…fiquei esperando…esperando…e não cresceu nada, pelo contrário foi caindo. Valeu a pesquisa que brincou um pouco com a minha imaginação quanto ao cenário…nada mais!!

  2. vera marcia disse:

    estarei lá, imperdivel

  3. Murillo Paschoal disse:

    Sou de Santa Bárbara D’Oeste (Terra do Cielo) e vou pra Sampa para comprar o livro e pegar um autógrafo com o Jô, já li todos livros dele! Gosto do humor com um toque de conhecimento que ele utiliza em suas obras!
    Quando morava em Sampa, me pegava gargalhando no Metrô devorando seus livros, e todos me peguntavam o que estava lendo!
    Nos encontramos lá! (Noite de autógrafos)

  4. Quando li “Assassinatos na Academia Brasileira de Letras” gostei muito dos personagens criados por Jô Soares, principalmente do detetive Machado Machado. “Assassinatos” é um livro gostoso de se ler, um romance policial divertido, escrito com esmero e sem afetação. Por este motivo, tenho certeza de que adorarei ler “As esganadas”, cujo título já se mostra impregnado pelo talento único de Jô Soares. Recentemente, encontrei no YouTube uma entrevista do Jô concedida à Marília Gabriela, onde o entrevistado relata que escreveu vários poemas, ainda menino, e que, por este motivo, era chamado carinhosamente de Poeta, pena que não os tenha guardado. Jô Soares humorista, ator, diretor, apresentador, entrevistador, poeta, artista plástico, etc. etc. etc. é também um exímio escritor. Jô, obrigado por nos dar o prazer e o privilégio de mais um romance seu. Beijo do Gordo! Vôgaluz

  5. Daniel Faria disse:

    Estou aguardando esse livro desde a primeira vez que o Jô disse no programa que estava escrevendo um novo livro..rs. Eu sou suspeito para falar dele, li todos os seus livros de romance e tenho um carinho especial por cada um. Em relação ao novo livro, já comprei o meu, estou esperando ansioso o lançamento e a chegada dele em casa, para poder devora-lo, assim como fiz com os outros.

Deixe seu comentário...





*