Quem é quem na Companhia das Letras

Nome: Mariana Diniz Mendes

Há quanto tempo trabalha na editora? Desde 1998 (melhor nem fazer a conta!)

Função: Coordenadora da divulgação escolar. Meu trabalho é bem variado: atendo professores, bibliotecários e coordenadores por telefone e pessoalmente. Visito os coordenadores da Secretaria Municipal e da Estadual de Educação, que desenvolvem projetos de aquisição de livros para a rede pública de São Paulo. Leio originais que tenham potencial de adoção escolar e elaboro materiais que auxiliam na divulgação dos livros para professores. O objetivo final é fazer com que todo o nosso catálogo seja adotado em sala de aula! É muito bom trabalhar nessa área de Educação, pois é um público que se preocupa, de fato, com o valor da leitura.

Um livro: 2666, de Roberto Bolaño. Acho incrível o efeito que o Bolaño cria ao juntar realidade e ficção transformando a literatura em uma terceira instância, um mundo paralelo em que é possível viver.

Sua parte favorita do trabalho: São vários os bons momentos, por exemplo, quando recebo notícia de que um livro juvenil que eu li e recomendei publicarmos está sendo adotado nas escolas por aí, como Fernando Pessoa, o menino da sua mãe, ou Estrela amarela. Também adoro quando um novo livro acaba de chegar da gráfica para a minha mesa trazido pela Andreia, ela sempre diz: um presente pra você!

Por que você decidiu seguir essa carreira? Sempre fui apaixonada por livros. Trabalhar numa editora acabou acontecendo como algo natural e que não poderia ser de outro modo.