Dicas para o Dia dos Namorados

Recentemente lançamos Por isso a gente acabou, de Daniel Handler e Maira Kalman, e A trama do casamento, de Jeffrey Eugenides. Várias pessoas aqui da editora leram os dois, e têm comentando que é engraçado lançá-los perto do Dia dos Namorados. Afinal, o primeiro é sobre um relacionamento que deu errado, e o outro sobre um triângulo amoroso.

Resolvemos, então, reunir nossas próprias dicas de presentes para o 12 de junho pensando não são só nos namorados, mas também nos indecisos e naqueles que vão passar a data sozinhos…

Para os comprometidos:

  • Atlas: último livro de Jorge Luis Borges publicado em vida, reúne relatos e fotos de suas viagens com María Kodama.
  • Claro enigma: uma coletânea de poemas de Drummond com forma mais clássica, que abordam temas como o amor, a morte e a memória.
  • Só garotos: a biografia de Patti Smith sobre os anos em que conviveu com Robert Mapplethorpe, quando os dois ainda estavam tentando virar artistas.

Para os indecisos:

  • A trama do casamento: Madeleine estuda romances vitorianos em plena época do desconstrutivismo, e se vê dividida entre a devoção de Mitchell Grammaticus e a complicada relação dela com o gênio problemático Leonard Bankhead.
  • Dona Flor e seus dois maridos: a professora de culinária Florípedes conhece em seus dois casamentos a dupla face do amor: com o boêmio Vadinho, vive a paixão avassaladora; com o farmacêutico Teodoro, encontra a paz doméstica.
  • O que deu para fazer em matéria de história de amor: enquanto arruma o apartamento de um casal falecido, a narradora tenta tomar decisões sobre sua própria vida.

Para os solteiros:

  • Por isso a gente acabou: sofrendo com o fim do relacionamento, Min resolve escrever uma carta ao ex-namorado e devolver todos os objetos que a fazem lembrar dos momentos que viveram juntos.
  • Mr. Peanut: David ama a esposa, mas vive fantasiando sua morte. Quando ela morre engasgada, o programador reservado vira o principal suspeito, e o casamento dos dois será cuidadosamente analisado.
  • Ulysses: o clássico de James Joyce relata um dia na vida de Leopold Bloom. (Como é preciso muito tempo para terminar esse livro, achamos que poderia ser uma boa sugestão.)

E você, leitor, qual livro indica? Ou qual vai pedir de presente?