Passo a passo: Getúlio, vol. 2

Recebido o tão aguardado original, Otávio Marques da Costa leu esta semana o volume 2 de Getúlio. Nesta etapa, o editor tem o primeiro contato com o texto: é a oportunidade para fazer sugestões estruturais, discutir opções do autor, apontar eventuais cortes (um velho vício da profissão…), indicar passagens que requerem esclarecimento, elucidar dúvidas. Aqui começa, enfim, um dos momentos chave no processo de produção do livro, aquele da interlocução frequente entre autor e editor a respeito do texto.

Neste caso, vale dizer que além de grande escritor e biógrafo, Lira Neto é também célebre por ser atento aos mínimos detalhes, o que facilita muito a vida do editor! Em seu texto não há arestas a aparar, e mesmo na forma o material vem um primor: Lira procura adotar todos os nossos padrões editoriais, notas de fim vêm quase irretocáveis, e ele chega ao ponto de usar a fonte de nossos livros nos arquivos que entrega.

Hoje autor e editor se reuniram para conversar sobre o material iconográfico para o volume e sobre a versão eletrônica, com a presença do Fabio Uehara, responsável pela área digital da editora. Parte das imagens escolhidas por Lira, que voltam do birô de fotografia na segunda-feira que vem, deve ilustrar o post da próxima semana, que tratará ainda do processo burocrático (e por vezes penoso) de liberação de uso de imagens. Aguardem!