Resultado do concurso de haikais

Obrigada a todos que participaram do concurso de haikais, recebemos mais de mil poemas!

Nunca tivemos um concurso tão concorrido aqui no blog. Chamaram nossa atenção as homenagens a Leminski, os trocadilhos com bashô (“Bashô Leminski/ Mas meu haicai/ Não sai”) e os que mostravam o desejo de ganhar o livro (“Não sei escrever/ Mas o livro eu quero/ To sendo sincero”).

Alice Ruiz, Sofia Mariutti e Leandro Sarmatz avaliaram todos os haikais, e os 5 vencedores são:

Dois cães na rua
O solto faz festa
O preso protesta
— Luiz Andrioli

Flor de maio
presa ao vestido
trancado no armário
— Ana Clara Noronha

a pipa
se alinha
ao voo da andorinha
— Amyr

à meia-luz
água apitando no bule
gaita de blues
— Lucas Puntel Carrasco

Faro de breu
Farol do vaga-lume
Acendeu
— Márcio Januário Pereira

Parabéns a todos, entraremos em contato por email!

25 Comentários

  1. Laura Moura disse:

    Merecedores de um livro do Leminski, pra continuar cultivando a criatividade.
    Eu não tive tempo de participar, mas li alguns HAIKAIS dos participantes, e havia verdadeiras pérolas (lembrando o Rubem Alves, e mostrando que ostra feliz no povo brasileiro é bem capaz de fazer pérolas).

  2. Rody Cáceres disse:

    “Não sei escrever/ Mas o livro eu quero/ To sendo sincero” – Esse é meu kkkk!

    Legal!

  3. Deivesson Silva de Jesus disse:

    Não tenho nada contra os ganhadores , eu gostaria de dizer ao administrador do blog que ele nao deveria ter anunciado, concurso de Haikais e sim Concurso de Poesia , pois quem ganhou nao foram Haikais e sim “Poesias de Três Linhas “, por favor em uma proxima vez saiba distinguir uma coisa da outra, para que varios escritores não fiquem perdendo tempo fazendo uma coisa num estilo rigido , enquanto ele poderia fazer algo melhor num estilo mais livre …Se eu soubesse que eu poderia usar rimas ( o que o Haikai nao permite), que não era necessário usar Kigo e nem Kirei ( Eu duvido que vocês saibam o que isso significa ) e que eu poderia utilizar um tema que nao fosse a natureza ( o que Haikai nenhum faz ) talvez que tivesse feito algo diferente , não que eu esteja avido por esse premio, que com o perdão da palavra não é la grande coisa , mas eu gosto de competir de forma justa , o que nao aconteceu dessa vez . Por ineficiencia do Juri que nem se deu ao trabalho de procurar o que era um Haikai ( tem texto ali que nem tem 17 silabas poeticas, exigencia maxima do Haikai ) . De uma proxima vez que forem organizar um concurso de “Haikais” façam um concurso de Haikais !!!

  4. Parabéns aos vencedores.

  5. Maria dos Anjos disse:

    “…acho feio pra quem perde querer criticar o concurso” … Quem escreveu isto deveria saber que mais feio ainda é meia dúzia de “intelectuais” metidos a sabidos subestimar nossa inteligência e nos fazer perder tempo. Aos donos do blog solicitamos que, na próxima vez, deixem muito claro o que pretendem.
    Autor estremece
    vaias pra eles
    eles desconhecem.

  6. Cristina Ancona Lopez disse:

    Obrigada pelos outros comentaristas que também escreveram sobre o que realmente é um haikai. Obrigada especialmente a Lucas Paolo e suas indicações e considerações, todas precisas.
    Apenas registro que é uma pena uma editora tão conceituada tenha cometido este engano.

  7. É triste ver pessoas que tratam o haicai como fôrma. É uma pena, pois acabam fazendo um desserviço ao mesmo muito mais profundo que, sei lá, escrever um haicai sem kigô.

    Além do mais, o quesito da humildade, do desprendimento e do reconhecimento é e SEMPRE será a mola mestra para todo e qualquer haicai, para todo e qualquer haicaísta. Basta, por exemplo, ressaltar as palavras de Bashô, para quem um haicai nada mais era que um pedaço de papel.

  8. Cristina Ancona Lopez disse:

    Dominique George, vejo que podemos trocar ideias sobre haikais. Eu também ando em busca dos “puros”. De qualquer maneira os bonitinhos são bonitinhos mas são haikais “repaginados” ou “revisitados”, ou o que?
    Abraço,
    Cristina

  9. Leonardo disse:

    parabéns à Ana Clara Noronha… dos 5 vencedores, o dela é de longe o melhor… o do Lucas Puntel também é bom… eu participei, queria muito ganhar, mas não foi desta vez… acho feio pra quem perde querer criticar o concurso… lembrem que o Leminski tinha vários haicais (excelentes) que fugiam às regras “clássicas”… o poeta não é um burocrata!!! parabéns aos vencedores!!!

  10. Ti disse:

    Adorei todos os vencedores!
    Lindos haikais!
    Parabéns!

Deixe seu comentário...





*