Quem é quem na Companhia das Letras

Nome: Flávio Moura

Há quanto tempo trabalha na editora? Dez meses.

Função: Somos vários editores e procuramos participar de todas as etapas de produção dos livros que nos são designados ou que sugerimos e conseguimos aprovar junto à direção — da leitura dos originais à oferta de direitos, do fechamento de texto ao projeto gráfico, da divulgação para imprensa aos eventos e marketing nas livrarias. Há profissionais responsáveis por essas áreas na editora, mas cabe ao editor, além de responder pelo texto final, acompanhar o processo em diálogo com cada uma das equipes, sob a supervisão do publisher e da direção editorial.

Um livro: Vida e época de Michael K, de J.M. Coetzee.

Uma citação ou passagem de livro: “Como toda manhã, em 3 de fevereiro de 1933 o general deixou seus aposentos na ala leste do Bendlerblock pontualmente às sete horas. Não tinha que andar muito até o gabinete, que ficava no andar de baixo. Ali, naquela mesma noite, deveria sentar-se para conversar com um certo Adolf Hitler.” — Hammerstein ou A obstinação: uma história alemã, de Hans Magnus Enzesberger (2009)

Sua parte favorita do trabalho: A leitura diária de textos de qualidade e de todos os tipos, ficção e não ficção, ciências humanas, jornalismo, poesia. A quantidade de informação nova que é preciso processar e atualizar. A agilidade com que as questões são resolvidas por todas as equipes. O diálogo com agentes literários, daqui e de fora. Os projetos em parceria com a Penguin americana e inglesa. O convívio com autores e colegas com quem se pode aprender. A possibilidade de contribuir para a melhoria dos livros. O espaço para pensar projetos novos.

12 Comentários

  1. Jamille disse:

    Ola Flavio, bom ter noticias suas e saber que estais na Companhia das Letras. Certamente um lugar fantastico para quem gostar de trabalhar no mundo dos livros. Abracos, Jamille

  2. Glória Drummond disse:

    Flávio:

    Fico pensando como um autor inédito faz para a sua obra chegar aos editores da Cia das Letras…

    Se puder, se não é perguntar demais, poderia contar como é?

    Curiosidade sobre o mundo editorial.

    Obrigada.

Deixe seu comentário...





*