Companhia das Letras realiza sonho de José Saramago, ao reunir todos os seus livros

[Texto escrito pela Fundação José Saramago]

Estas são as capas das obras de José Saramago Levantado do chão e Memorial do convento que vão ser finalmente editados no Brasil pela Companhia das Letras. Assim se cumprirá o desejo de José Saramago de ver reunidos todos os seus livros na Companhia das Letras, que para ele era mais do que uma editora.

A linha gráfica destas capas é a mesma das obras anteriormente editadas. Construídas a partir de trabalhos em relevo sobre redes metálicas de Arthur Luiz Piza, estas são capas sóbrias e elegantes, obras singulares para livros que são eles próprios esplendorosos.

Nascido em São Paulo, Brasil, em 1928, Arthur Luiz Piza vive em Paris há mais de 50 anos. Criador de gravuras, desenhos e esculturas, é considerado um dos mais importantes artistas do seu tempo, com mais de 75 exposições individuais, 100 coletivas, participações em 53 bienais e prémios de grande prestígio em todo o mundo.

“O que faço é garimpar. Trabalho como se estivesse criando música”, disse em março último, numa entrevista a propósito de uma exposição em Belo Horizonte. “Posso dizer que nos trabalhos grandes lanço como redes para pescas quotidianas, filtros experimentais. As pequenas caixas que multiplico com voracidade são como pedaços de mim mesmo. Doce paranoia? Não sei responder. Não tem importância. Porque é no ato de olhar ou de ver que algo pode acontecer.”

* * * * *

Evento em homenagem a José Saramago:

Pilar del Río, Mia Couto, Milton Hatoum e Andréa del Fuego leem trechos de Memorial do Convento e Levantado do chão.

Terça-feira, 13 de agosto, às 19h30
Sesc Consolação – Teatro Anchieta
Rua Dr. Vila Nova, 245
* Evento gratuito. Senhas disponíveis 1 hora antes do evento na bilheteria do teatro. Sujeito à lotação.

* * * * *

Sorteio: Concorra a 3 kits com os livros Levantado do chão e Memorial do Convento

Para participar, basta deixar um comentário neste post até a meia-noite do dia 13 de agosto dizendo qual é seu livro favorito de José Saramago. Sortearemos 3 comentários, e seus autores receberão um kit com um exemplar de Levantado do chão e um exemplar de Memorial do Convento. Aceitaremos apenas uma resposta por pessoa. O resultado será divulgado neste mesmo post, no dia 14 de agosto.

Publicado originalmente em 1980 e logo aclamado em seu país, Levantado do chão é uma dessas obras incontornáveis na luminosa produção do português José Saramago, um dos grandes narradores do nosso tempo. A história social e a observação poética e particularizada da vida humana ganha aqui contornos de uma espécie de épico da vida ordinária — mas jamais comum, uma vez que cada um de seus personagens reluz com o brilho singular de um das mais poderosas criações ficcionais das últimas décadas.

Memorial do Convento — publicado a primeira vez em 1982 —, tornou Saramago um nome internacionalmente aclamado da literatura contemporânea, graças à mistura entre narrativa histórica e história individual. Embora esteja firmemente assentado na tradição da melhor ficção de seu país, a obra cativaria leitores das mais diversas culturas.

[Atualizado dia 14 de agosto]

Obrigada a todos que participaram! O resultado do sorteio está abaixo, entraremos em contato por e-mail.

1.045 Comentários

  1. Diogenes Araujo disse:

    Meu favorito é Ensaio sobre a cegueira.

  2. carolina Lima disse:

    Favorito é o Evangelho Segundo Jesus Cristo.

  3. Diogenes Araujo disse:

    O Homem Duplicado! Incrível.

  4. Maria Celeste Cirqueira Córdova disse:

    Amei todos, mas um é especialíssimo, o que Saramago autografou quando esteve em Belo Horizonte, no Espaço Lúminis em 1997: Todos os Nomes.

  5. Mariana Clara da Silva disse:

    História do Cerco de Lisboa é o melhor!

  6. Laíne Fiscina disse:

    O meu livro preferido de Saramago é Claraboia!

  7. José Rocha disse:

    O que eu mais gosto é O evangelho segundo Jesus Cristo.

  8. Eduardo Almeida Jr. disse:

    Meu predileto é Ensaio sobre a cegueira.

  9. Ricardo Alvarenga disse:

    O que eu mais gosto é O Evangelho Segundo Jesus Cristo.

  10. Viviane de Jesus Lima disse:

    Meu favorito é O Ano da Morte de Ricardo Reis.

Deixe seu comentário...





*