Quem é quem na Companhia das Letras

Nome: Simone Oliveira

Há quanto tempo trabalha na editora? Há um ano e dois meses.

Função: Sou auxiliar de planejamento no departamento de produção. Efetuo as movimentações do estoque de papel e organizo o arquivo físico dos custos de produção.

Um livro: Tenho muitos preferidos, mas minha atual paixão é Livro de receitas para mulheres tristes, do Héctor Abad.

Uma citação ou passagem de livro:

“Essa tendência a trair, a mentir e a ser totalmente franca. A se esconder ou a se mostrar demais. Esse cuidado em tomar tanto cuidado, para no fim contar sua história, sua verdade nua e crua, a um desconhecido. Essa vontade de fugir, de sair correndo quando alguém dá sinais de que começa a conhecê-la, quando você ainda não se revelou. Essa vertigem de ficar. Essa indomável sede de alguém e de não estar com ninguém. De envolver as carícias em palavras. Essa vontade de mudar sem abrir mão de nada. Essa fome do impossível. Como pensar nessa confusão contraditória? É verdade e é mentira, está certo e está errado, e não há saída.

Nada a fazer. Tome um copo d’água.” – Livro de receitas para mulheres tristes

Sua parte favorita do trabalho: Gosto muito de controlar o retorno de papel imune e de organizar os arquivos.

Por que você decidiu seguir essa carreira? Sempre fui apaixonada por livros e tinha o sonho de trabalhar em uma editora!

Uma história que você se lembre da editora: Um dia a Rafaela, do Departamento de Educação, estava apresentando a editora para algumas crianças e adolescentes, e ao dizer que nosso departamento cuidava da compra de papel e dos custos dos livros, um dos meninos disse: “Ah, aqui eles fazem a parte chata!”. Poxa! Ele acha chato e eu acho tão legal!