Silviano Santiago e Elvira Vigna vencem o Prêmio Oceanos 2015

12342679_10153210311451408_5867640764887559259_n

Entregue na noite de ontem, 8 de dezembro, o Prêmio Oceanos 2015 teve dois autores da Companhia das Letras entre os vencedores. Mil rosas roubadas, de Silviano Santiago, primeiro lugar da premiação, e Por escrito, de Elvira Vigna, que ficou com o segundo lugar.

Publicado em 2014, Mil rosas roubadas é o relato da história de uma grande amizade entre dois homens que começa em 1952. Anos mais tarde, Zeca, então produtor cultural de renome, agoniza no leito do hospital. Ao observá-lo, o professor aposentado de História do Brasil entende que não perde apenas o companheiro de vida, mas seu possível biógrafo. Compete-lhe inverter os papéis e escrever a trajetória do amigo inseparável. Rodrigo Casarin, em resenha publicada hoje no blog Página Cinco, define o livro dizendo que o “amor e a paixão que o narrador sente pelo amigo – bastante íntimo em alguns momentos – parece não ter arrefecido ao longo de cinco décadas. Mais que isso, eclode com grande força quando o outro está à beira da morte. Mil rosas roubadas é isso: a mais pura declaração de amor”. Ao receber o prêmio, Silviano Santiago dedicou a conquista “ao biógrafo que eu perdi”, referindo-se ao produtor Ezequiel Neves, inspiração para o livro.

Por escrito, de Elvira Vigna, é uma história de separação. As vidas de Molly, Izildinha, Valderez e das outras personagens do livro são tão inquietantes e inesperadas quanto a prosa da autora. Com uma linguagem cortante e antissentimental, e uma visão de mundo cáustica e desiludida, os personagens de Elvira caminham trôpegos por cenários de devastação afetiva, emocional e pessoal.

A Companhia das Letras parabeniza seus autores pelo prêmio.

Veja como foi a repercussão do Prêmio Oceanos na imprensa:

Folha de S. Paulo: Silviano Santiago leva Prêmio Oceanos por livro sobre descobridor de Cazuza

Página Cinco: Vencedor do Oceanos é declaração de amor em forma de ensaio biográfico

O Estado de S. Paulo: Silviano Santiago vence o Prêmio Oceanos com o livro Mil Rosas Roubadas

O Globo: Romance de Silviano Santiago vence o prêmio Oceanos

Zero Hora: Romance de Silviano Santiago é eleito melhor livro do ano no Prêmio Oceanos 2015

Veja: Crítico Silviano Santiago vence o Prêmio Oceanos

Deixe seu comentário...





*