Daniel Galera responde perguntas dos leitores

Recebemos quase duzentas perguntas na promoção Entreviste Daniel Galera! Escolhemos cinco delas, veja as respostas do escritor no vídeo:

As perguntas selecionadas foram:

Eduardo Antonio
Olhando para sua obra e conhecendo um pouco da sua carreira percebe-se que os cenários das suas histórias são lugares onde você morou.
Como é sua relação com a cidade na hora de escrever um livro e até que ponto o local que você escolhe para viver influencia sua narrativa?

Júlia Corrêa
Na reportagem “A fantástica fábrica de escritores do Sul” a Oficina da PUC-RS com o professor Luiz Antonio de Assis Brasil foi apontada como uma coisa em comum entre os escritores jovens que tem se destacado no panorama nacional. Em que você acha que as lições de Assis Brasil contribuíram para a sua formação com leitor?

Renata Aguiar Carrara de Melo
Olá, Daniel. A presença de cachorros é marcante em seus escritos. Não me lembro de personagens caninos com papel tão significativo desde a Baleia de Graciliano Ramos. Em Vidas Secas, Baleia é a única personagem com nome próprio. Em Apneia, Beta humaniza o pai, o enternece e, de certa forma, o aproxima do filho mesmo que seja na forma de um último pedido. Beta é herdeira de Baleia?

Rafael D. Mantega
Muitas de suas obras (talvez todas) têm um quê autobiográfico, elementos de sua própria natureza expressos em maior ou menor intensidade nos personagens da obra… Onde você se encontra em Cordilheira, da Coleção Amores Expressos? Que elementos do autor Daniel Galera estão implícitos na Anita e/ou nos demais personagens?

Enzo Della Corte
Tenho uma curiosidade, imagino eu, comum a quem, de alguma forma, trabalha com arte e usa a criatividade como ferramenta:
Quando você percebe, ou sente, que terminou um livro? Você percebe que em algum momento precisa se censurar para parar de “mexer” na obra?

* * * * *

Eventos de lançamento de Barba ensopada de sangue:

São Paulo
Quarta-feira, 21 de novembro, das 19h às 21h30
Livraria da Vila – Fradique
Rua Fradique Coutinho, 915
(A partir das 23h, o lançamento continua na Mercearia São Pedro: Rua Rodesia, 34 – Pinheiros)

Porto Alegre
Quinta-feira, 22 de novembro, às 19h
Livraria Cultura – Bourbon Shopping Country
Av. Túlio de Rose, 80 – Passo D’Areia

Rio de Janeiro
Terça-feira, 4 de dezembro, às 19h
Livraria da Travessa – Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 572