Semana duzentos e oitenta e três

Objetiva

Superprevisões, Dan Gardner e Philip E. Tetlock (Tradução de Cássio de Arantes Leite)
Em um estudo que durou vinte anos, o psicólogo e cientista social Philip Tetlock demonstrou que, ao prever o futuro, um especialista é apenas um pouco melhor do que um leigo. No entanto, com base nos resultados de uma pesquisa inovadora, Tetlock provou que alguns indivíduos têm uma extraordinária habilidade de previsão 60% mais precisa que a média. Superprevisões revela os segredos desse grupo de elite e oferece conselhos práticos sobre como podemos usá-los em benefício próprio.

Companhia de Bolso

Um monge endinheirado, a mulher do bandido e outras histórias de um rio indiano, Gita Mehta (Tradução de Hildegard Feist)
Ainda pouco conhecida no Brasil, Gita Metha tornou-se uma autora de renome nos Estados Unidos e na Europa, sobretudo pela extrema sensibilidade com que traduz o mundo exuberante, complexo e milenar da cultura indiana em narrativas cristalinas, repletas de uma sabedoria sempre atual.
Em O monge endinheirado, a mulher do bandido e outras histórias de um rio indiano, um burocrata quer se tornar umvanaprasthi, alguém que se retira do mundo para meditar, assumindo um cargo num albergue do governo às margens do rio Narmada, lugar sagrado que atrai hinduístas, jainistas, muçulmanos e sufistas, aos quais se somam mendigos, sábios, ascetas, loucos, músicos e professores, de todas as partes do país. Com esses personagens, Gita Metha compõe um painel de histórias que se enlaçam umas às outras, numa belíssima sondagem dos ásperos caminhos que o homem precisa percorrer até encontrar seu destino. O monge endinheirado possui uma rara beleza; é uma pequena obra-prima que comove a cada página.

Paralela

58 listas (33 úteis e 25 nem tão úteis assim), Manuela Barem
Quem nunca disse “vou trabalhar assim que checar o Facebook” e, quando viu, já havia passado mais de hora? Se formos nomear os culpados, Manuela Barem e sua equipe do BuzzFeed encabeçariam a lista. Com as famosas listas de nostalgia, cultura pop, dados inesperados (mas essenciais) e testes de personalidade, o site ajuda a gastar o tempo que jurávamos que seria usado para trabalhar, encontrar os amigos, cuidar da vida ou descobrir novos filmes. 58 listas (33 úteis e 25 nem tão úteis assim) tem tudo isso e muito mais!